Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/21 às 14h18 - Atualizado em 9/09/21 às 15h00

Economia e demais órgãos do GDF se unem para planejar

COMPARTILHAR

A Secretaria de Economia (SEEC) está à frente do processo de implementação dos planejamentos estratégicos institucionais (PEIs) do Governo do Distrito Federal (GDF). A pasta já ajudou 19 órgãos a desenvolver e colocar em prática seus planos para os próximos anos. Os projetos e as metas estão alinhados com o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e seguem as diretrizes da estratégia geral do governo.

 

Além de oferecer apoio técnico e metodológico na elaboração do planejamento estratégico, a SEEC também disponibiliza o sistema Gestão-DF para que os órgãos possam monitorar a implementação das ações e projetos estabelecidos. Essa ferramenta contém os eixos estratégicos do governo e serve para melhorar e aperfeiçoar a gestão dos projetos. Dos 19 órgãos envolvidos, 15 já elaboraram os planos estratégicos e quatro estão em andamento.

 

Um dos órgãos que contaram com o apoio da pasta no desenvolvimento do seu PEI foi a Secretaria de Obras. A chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos, Daniela Resende Abdanur, elogia a medida. “A consultoria prestada pela Secretaria de Economia e a finalização do planejamento estratégico foram muito importantes para a Secretaria de Obras”, aponta. “A definição das metas e dos indicadores tem ajudado muito a alcançar nosso objetivo, e isso resultará em mais obras a serem entregues à população”.

 

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o apoio no decorrer do processo também é precioso. “A troca de experiências com a SEEC tem sido fundamental”, avalia a chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da pasta, Lirah Ganej da Silva. “Além do apoio na elaboração do planejamento, a secretaria também nos ajuda nos ajustes exigidos pela mudança de cenário e na metodologia”.

 

Sintonia com o futuro

Na Procuradoria-Geral do DF, a experiência, que também contou com o apoio da SEEC, resultou no primeiro planejamento institucional do órgão. A procuradora-chefe de Gestão Estratégica, Estudo e Inovação, Izabela Frota Melo, conta que já houve outras tentativas, mas nenhuma delas chegou à finalização.

 

“A implantação do planejamento estratégico da PGDF é um marco da gestão da procuradora-geral Ludmila Galvão”, destaca a gestora. “É o primeiro plano estratégico da história da PGDF, que completou neste ano 60 anos de existência. A SEEC apoiou do início ao fim dos trabalhos, com equipe capacitada, cordial e inovadora.”

 

Izabela também reforça que a implementação do PEI melhorou diversos aspectos da instituição. “Hoje a PGDF pensa de forma estratégica, com um olhar voltado para o futuro, para a procuradoria que desejamos ver no ano de 2025”, afirma.

 

O que é e como funciona

A Secretaria de Economia é o órgão central de planejamento do governo. Por isso, vem trabalhado para colocar em prática as estratégias desenhadas no Plano Estratégico 2019-2060, documento que reúne iniciativas, metas e ações a serem desenvolvidas para o DF.

 

Para que s objetivos previstos no plano geral do governo sejam alcançados, é necessário que cada órgão faça seu planejamento estratégico institucional. Neste momento, a área técnica da SEEC entra em ação instruindo os órgãos sobre como adotar a nova metodologia proposta.

 

A SEEC  presta todo o apoio técnico e metodológico necessário à elaboração do Plano Estratégico Institucional. A equipe técnica da Unidade de Gestão da Estratégia e Informação, da Secretaria Executiva de Planejamento, executa o diagnóstico institucional, define a estratégia e dá as diretrizes sobre a metodologia.

 

“Nosso governo é inovador, e este é mais um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Economia para melhorar o desempenho e consequentemente a qualidade dos serviços prestados à nossa população”, destaca o titular da SEEC, André Clemente.

 

A metodologia

Estruturado a partir da ótica das entregas de resultados para a sociedade, o Plano Estratégico do GDF está dividido em oito eixos temáticos: Gestão e Estratégia, Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.

 

Conheça mais sobre o Planejamento Estratégico do GDF.

 

Gestão Estratégica

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DISTRITO FEDERAL

A condução do Planejamento Estratégico de Governo é realizada pela Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento. Cabe a SEEC coordenar os processos de formulação, revisão e gestão da Estratégia; normatizar e coordenar os processos de formulação dos planos estratégicos institucionais e monitorar a execução das iniciativas estratégicas, tendo como base o Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 (PEDF).

 

Conheça o Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 (link aqui)

O PEDF sintetiza um planejamento de longo prazo, a partir de tendências de futuro que almejam o centenário de Brasília. O trabalho de consolidação do documento foi conduzido pela então Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, em 2019, com a participação de todos os órgãos e entidades do Distrito Federal e apoio de consultoria especializada, prevendo revisões anuais para as pactuações firmadas.

 

O documento é norteador para as leis que regem o orçamento – PPA, LDO e LOA e define prioridades para atender as demandas atuais da população com o olhar para as gerações futuras.

 

METODOLOGIAS

O Plano Estratégico do Distrito Federal ainda inova ao utilizar pilares conceituais inovadores para a administração pública, porém amplamente utilizados pela iniciativa privada:

 

– Must Win Battles (MWB): batalhas que precisam ser vencidas, define as aspirações de médio e curto prazos.

– Objectives and Key Results (OKR): Objetivos e Resultados-Chave, metas de fácil entendimento dentro e fora do governo, de abordagem versátil, que permite correção de rumo caso ocorram mudanças no contexto da organização.

A perspectiva de futuro é um ponto de destaque neste Planejamento, sendo evidenciado pelo estabelecimento de focos temporais para alcance de resultados a curto, médio e longo prazos.

 

2019 2020 – 2023 2024 – 2030 2031 – 2060
Entregas imediatas Batalhas, Resultados-Chave e Iniciativas para 2020 – 2023 Agenda 2030 e ODS Longo prazo
Ações e projetos estratégicos implementados no primeiro ano do governo Iniciativas de governo implementadas no período de vigência do próximo PPA Olhar especial para a Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Tendências de futuro, rumo ao centenário de Brasília

 

DIVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO

A divisão do PEDF é segmentada em oito eixos temáticos: Gestão e Estratégia, Segurança, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.

 

Cada Eixo Temático apresenta Tendências de Futuro, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, Batalhas, Resultados- Chaves e Iniciativas Estratégicas. Estas últimas ainda podem ser desdobradas em projetos e em ações estratégicas.

 

REDE DE GESTÃO ESTRATÉGICA

O monitoramento da execução da estratégia de Governo é realizado por meio da participação da Rede de Gestão Estratégica, composta por representantes da Secretaria de Estado de Economia do DF, por Assessores de Gestão da Estratégia e Resultados (AGEP) e pontos focais de órgãos e entidades, e ainda gestores de projetos governamentais.

 

Esta rede é responsável pela implementação do Modelo de Gestão Estratégica do DF, por articular ações para execução do Plano Estratégico do Distrito Federal em âmbito local e por utilizar e transmitir conhecimentos necessários à gestão e ao monitoramento de ações e de projetos estratégicos.

 

Secretaria de Estado de Economia: é órgão central e coordenador do Modelo de Gestão Estratégica, responsável por aportar método e conduzir os processos de planejamento estratégico.

 

Assessores de Gestão da Estratégia e Projetos: são responsáveis por replicar o Planejamento Estratégico Governamental em seus órgãos e entidades de atuação. Têm como atribuições:

 

– Manter a SEEC atualizada quanto à execução das iniciativas estratégicas;

– Prestar assessoria técnica ao gerente de projeto estratégico;

– Prestar apoio metodológico sobre o Modelo de Gestão Estratégica às equipes;

– Faz gestão dos indicadores estratégicos;

– Manter o dirigente do órgão ao qual representa informado sobre a execução das iniciativas estratégicas;

– Utilizar o Sistema GestãoDF como ferramenta de gestão de informações e acompanhamento da estratégia de governo.

 

Gerente de Projetos: também integram a Rede de Gestão Estratégica e contribuem com o trabalho do AGEP fornecendo informações sobre os projetos que monitoram.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

A partir do Planejamento Estratégico de Governo, cada órgão ou entidade tem ainda a possibilidade de elaborar seu Planejamento Estratégico Institucional – PEI, seguindo o alinhamento governamental.  A Secretaria Executiva de Planejamento dispõe de equipe específica na Unidade de Gestão da Estratégia e Informação – UGEI, para auxiliar com aporte técnico e metodológico, a construção dos PEIs contribuindo para que cada órgão desenvolva e monitore suas próprias metas institucionais.

 

SISTEMA GESTÃO DF

Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal – Gestão DF.

 

Ferramenta institucional para monitoramento de ações e de projetos estratégicos, dos planejamentos estratégicos institucionais e das estratégias governamentais. Desenvolvido continuamente por servidores da Secretaria Executiva de Planejamento, com contribuições dos usuários. O acesso à ferramenta é disponibilizado por meio de Termo de Responsabilidade assinado dentro de processo SEI.